sábado, 11 de julho de 2009

graduation day

Já lá vai algum tempo que não vos conto nada sobre a minha aventura aqui em Kandersteg. Depois do êxtase do Lotschenpass, a vida aqui voltou ao normal. Ou, pelo menos, tão "normal" quanto é possível num sítio destes.

Os departamentos foram atribuídos ao STS, que no Verão se especializam, pois há muito trabalho e há que saber fazer tudo muito bem. Existem três departamentos: Chalet Services, Programme e Campsite. Depois da caminhada do Lotschenpass, se eu fosse STS, escolhia em primeiro lugar trabalhar no Programme. Já imaginaram o que seria passar o Verão inteiro a levar os hóspedes a fazer caminhadas? Espectacular.

No entanto, antes de cada um ser deslocado para o devido departamento, acontece algo de muito especial: a passagem oficial para Pinkie. E, como eu nunca fui STS, tal como a Katherine (IE), a Tine (IE) e a Adriana (RO), tive o direito de participar na cerimónia de graduação.

Sem nada sabermos, no final de um dia de trabalho, disseram-nos para prepararmos calças e botas para caminhar, e a farda. Como estava a chover muito, cometi um pequeno pecado e troquei os calções da farda pelas minhas calças de caminhar, e lá fomos montanha acima, com tudo o que era Staff. Cerca de 70 piratas a calcorrear a montanha e a pensar em comer!

Comemos a melhor fondue de queijo de todos os tempos em Waldhaus, no vale de Gasterntal (que eu já vos mostrei aqui uma vez), um restaurante que nem electricidade tem. No final, fizemos o percurso inverso até Kandersteg, em grupos de três e com uma tocha, parando em postos onde os LTS nos davam conselhos e dicas para a nossa estadia em Kandersteg. Senti-me como uma pata-tenra, a quem o irmão escuta mais velho e experiente conta truques e segredos que só aprenderei com a experiência. Gostei muito dos conselhos que nos deram, de sentir que fazemos parte de uma grande equipa que trabalha para o mesmo fim. E gostei dos abraços. Todos demos abraços e abraços são fixes.

No final do trilho, chegámos a um fogo de conselho pequeno no parque de campismo, onde ouvimos os últimos conselhos dados pelo secretário-geral do WOSM, o secretário da KISC Association e o presidente da KISC Foundation (acho que era assim, eu nunca decoro os nomes dos postos) e, por fim, do director do KISC, que nos entregou a camisola cor-de-rosa.

Fizemos uma cerimónia ao estilo de um Fogo de Conselho, em que relembrámos as razões pelas quais estamos aqui e somos voluntários, ouvimos um trecho da última carta de B.-P. aos seus escuteiros e renovámos a Promessa.

Foi assim que se instalou a magia do KISC, que a todos recomendo. E a razão pela qual não tenho fotografias para vos mostrar é que as máquinas e os telemóveis foram proibidos, e ainda bem, pois esta noite fica apenas na memória de quem a viveu.

5 comentários:

  1. É saudável lembrar que BP sempre sonhou com uma fraternidade universal fundada pelos jovens.
    P

    ResponderEliminar
  2. Lembrar... ou vir ao KISC ver, com os próprios olhos, o quanto isso é possível!

    ResponderEliminar
  3. wow! que noite mais perfeita para renovar a promessa e ouvir palavras de BP.. ate me arrepiei so c a ideia!

    ResponderEliminar
  4. Hoje a Eduarda veio cá a casa e adivinha o que estivemos a fazer .. :b
    A ver o teu blog, claro x)
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. És uma miúda fantástica e por isso mereces tudo o que estás a viver e o muito mais que está para vir!! Sabias que os miúdos Indigo iluminam tudo o que os rodeia? Pois...é isso que tu fazes...:)

    ResponderEliminar