O dia mais comprido da época começou bem cedo, muito antes do sol nascer. Antes de acordarmos os hóspedes para um dia cheio de actividades e divertimento, é preciso preparar um pequeno-almoço especial para o Staff, que irá trabalhar muito durante todo o dia. Ovos mexidos, bacon, croissants e frutas, para além das delícias locais que tínhamos todos os dias para o pequeno-almoço.
Durante o pequeno-almoço, trocámos a t-shirt cor-de-rosa por uma vermelha com a cruz helvética e tirámos o retrato de família.
E chegou a hora de acordar os hóspedes e começar a preparar tudo para um pequeno-almoço de arrasar. Apresento-vos a nossa equipa especializada em aeróbica.
E sejam bem-vindos ao pequeno-almoço do dia 1 de Agosto no campo de jogos.
E que tal este comboio de carroças? Eu deixei escorregar de uma das carroças um tabuleiro de queijos e outro de carnes, mas até aqui, nada de novo, certo? Prometo que não estava a fazê-las andar mais depressa do que o que devia. A sério!
E de volta à cozinha!! Enquanto os nossos hóspedes se divertiam lá fora com as montanhas de actividades que preparámos para eles (que eu nem sei quais são - é o que dá estar sempre enfiada na cozinha!), nós concentrámo-nos na preparação das saladas para um BBQ ao jantar.
Mas nada batia a minha cara metade KISCquiana: a Katherine.
Chato, chato foi pentear o cabelo para aparecer apresentável na cozinha.
Adiante.
Chegada a hora de jantar, servimos BBQ para 800, incluindo Staff.
E depois arrumámos a cozinha. Lavar a loiça dos BBQ era sempre um pesadelo: os pratos plásticos voam na máquina, e a água espirra por todo o lado quando os passamos pela torneira.
Mas a gente sabia sempre tornar o trabalho divertido. Quando era BBQ tínhamos sempre mais gente a ajudar na cozinha e, por consequência, mais alegria.
No fim de arrumar tudo, fardámo-nos e fomos para o campo de jogos.
Numa das poucas vezes em que vestimos a farda, o campo encheu-se com quase 1.600 escuteiros de todo o mundo que relembraram que estávamos todos ali porque B.-P. um dia sonhou que o escutismo seria uma fraternidade mundial
e que Kandersteg havia de ser um sítio onde eles se pudessem encontrar. Um mini-Jamboree permanente.
E o ponto alto da noite veio com o desfile de todos estes escuteiros pela pequena e pitoresca vila de Kandersteg.

Saem à rua para ver o desfile passar e juntam-se a ele, a caminho do descampado onde está acesa uma fogueira que relembra a fuga dos bárbaros invasores, quando viram o reflexo das fogueiras nos lagos e acharam que tinham chegado à ponta da terra e iriam cair para o vazio.
Depois de um discurso nas línguas oficiais da Suíça, um acolhimento caloroso aos escuteiros e uma pequena intervenção nas mais diversas línguas dos escuteiros, para dar os parabéns à Suíça, fomos brindados com uma actuação de danças folk helvéticas.

E assim chegou ao fim o longo dia 1 de Agosto. Quase 20 horas de muito, muito trabalho, muito movimento, boa disposição, palhaçadas, reflexões, conversas e muito mais.

A população de Kandersteg tem uma relação muito próxima com os escuteiros. Por vezes, o campo até tem mais escuteiros do que a vila habitantes e os vizinhos envolvem-se, ajudam e aplaudem o centro.
Para terminar, o Staff voltou ao Centro num autocarro e teve uma bela surpresa à espera no centro: muitas sobremesas e champagne para comemorar um dos melhores dias de toda a temporada.