segunda-feira, 9 de novembro de 2009

1 de Agosto - Dia Nacional da Suíça

Cá estou eu, mais uma vez, depois de mais uma temporada de silêncio. Os dias têm-se preenchido sem travões e, aos poucos, Kandersteg vai ficando perdida no tempo, cada vez mais longínqua, como se tivesse sido um sonho. Mas foi bem real. E hoje vou contar-vos sobre o dia mais espectacular e ocupado de todo o Verão, o dia que todos esperam com ansiedade, que se passa semanas e semanas a preparar com reuniões, planos, esquemas, ideias e muito entusiasmo: o dia nacional da Suíça.


O dia mais comprido da época começou bem cedo, muito antes do sol nascer. Antes de acordarmos os hóspedes para um dia cheio de actividades e divertimento, é preciso preparar um pequeno-almoço especial para o Staff, que irá trabalhar muito durante todo o dia. Ovos mexidos, bacon, croissants e frutas, para além das delícias locais que tínhamos todos os dias para o pequeno-almoço. Já vos falei do pequeno-almoço no KISC? Bem, fica para outro dia. É que hoje ainda tenho muito que contar e ainda só vamos no amanhecer de um dia fantástico.

Durante o pequeno-almoço, trocámos a t-shirt cor-de-rosa por uma vermelha com a cruz helvética e tirámos o retrato de família.

E chegou a hora de acordar os hóspedes e começar a preparar tudo para um pequeno-almoço de arrasar. Apresento-vos a nossa equipa especializada em aeróbica.

E sejam bem-vindos ao pequeno-almoço do dia 1 de Agosto no campo de jogos.


Podem servir-se de leite, pão, queijo, fiambre, sumos, iogurtes e cereais. E não se esqueçam de fazer a vossa ração de combate para o almoço. Para ganhar pica para o resto do dia, venham fazer aeróbica com a nossa fantástica equipa de treinadores!

Depois de um frenético pequeno-almoço, filas para fazer sandes, e cerca de 1.600 escuteiros bem alimentados e devidamente exercitados, começámos a arrumar o pequeno-almoço para deixar o campo de jogos livre para o resto do dia.

E que tal este comboio de carroças? Eu deixei escorregar de uma das carroças um tabuleiro de queijos e outro de carnes, mas até aqui, nada de novo, certo? Prometo que não estava a fazê-las andar mais depressa do que o que devia. A sério!
E de volta à cozinha!! Enquanto os nossos hóspedes se divertiam lá fora com as montanhas de actividades que preparámos para eles (que eu nem sei quais são - é o que dá estar sempre enfiada na cozinha!), nós concentrámo-nos na preparação das saladas para um BBQ ao jantar.
Digam olá ao Sang Ho, o fatiador de tomates (a tarefa que eu evitava), enquanto eu lavava alface (a tarefa que ele evitava). Éramos uma boa equipa, nós os dois: complementávamo-nos bem!
Mas nada batia a minha cara metade KISCquiana: a Katherine.

Não me chamasse eu Joana Osório, havia de arranjar uma desculpa para armar confusão com o cabelo. Carnaval com disfarces alusivos à Suíça? Porque não disfarçarmo-nos de quarks que colidem no Large Hadron Collider, em Genève? Ok, ok, de quarks só temos o nome - Strange e Charm - mas se fossem um quark, não seriam assim? Passámos a tarde a recarregar energia para colidirmos uma com a outra e foi uma alegria. Que importa se todos achavam que a gente não batia bem da cabeça? Cientistas? Loucas? Nós? Nah...!
Chato, chato foi pentear o cabelo para aparecer apresentável na cozinha.
Adiante.

Chegada a hora de jantar, servimos BBQ para 800, incluindo Staff.

E depois arrumámos a cozinha. Lavar a loiça dos BBQ era sempre um pesadelo: os pratos plásticos voam na máquina, e a água espirra por todo o lado quando os passamos pela torneira.

Mas a gente sabia sempre tornar o trabalho divertido. Quando era BBQ tínhamos sempre mais gente a ajudar na cozinha e, por consequência, mais alegria.
No fim de arrumar tudo, fardámo-nos e fomos para o campo de jogos.
Numa das poucas vezes em que vestimos a farda, o campo encheu-se com quase 1.600 escuteiros de todo o mundo que relembraram que estávamos todos ali porque B.-P. um dia sonhou que o escutismo seria uma fraternidade mundial
e que Kandersteg havia de ser um sítio onde eles se pudessem encontrar. Um mini-Jamboree permanente.
E o ponto alto da noite veio com o desfile de todos estes escuteiros pela pequena e pitoresca vila de Kandersteg.
A população de Kandersteg tem uma relação muito próxima com os escuteiros. Por vezes, o campo até tem mais escuteiros do que a vila habitantes e os vizinhos envolvem-se, ajudam e aplaudem o centro.
Saem à rua para ver o desfile passar e juntam-se a ele, a caminho do descampado onde está acesa uma fogueira que relembra a fuga dos bárbaros invasores, quando viram o reflexo das fogueiras nos lagos e acharam que tinham chegado à ponta da terra e iriam cair para o vazio.
Depois de um discurso nas línguas oficiais da Suíça, um acolhimento caloroso aos escuteiros e uma pequena intervenção nas mais diversas línguas dos escuteiros, para dar os parabéns à Suíça, fomos brindados com uma actuação de danças folk helvéticas.


E assim chegou ao fim o longo dia 1 de Agosto. Quase 20 horas de muito, muito trabalho, muito movimento, boa disposição, palhaçadas, reflexões, conversas e muito mais.


Para terminar, o Staff voltou ao Centro num autocarro e teve uma bela surpresa à espera no centro: muitas sobremesas e champagne para comemorar um dos melhores dias de toda a temporada.

1 comentário:

  1. Hi :)

    Estive no Mercado Internacional..e na altura fiquei interessado em integrar o staff de Kandersteg eheh

    Queria no entanto tirar umas dúvidas contigo e se puderes dar me uma ajuda na inscrição. Meu e-mail é bmrm1989@gmail.com. Se puderes contactar agradecia.

    Beijinho,

    Bento Martins

    ResponderEliminar