sábado, 20 de junho de 2009

d-day

Desde que cheguei ao KISC que oiço falar no d-day, sem fazer a mínima ideia do que é. Na reunião em que falámos sobre o plano de formação dos novos STS, apareceu no planning um dia a dizer d-day. Ofereci-me para ajudar a preparar, sem saber o que era, e informaram-me de que isso seria impossível, pois uma vez que nunca fui STS, teria de fazer o d-day como participante.

E assim chegou a segunda-feira, envolta de mistério, sem fazer a menor ideia do que me esperava, exceptuando um bilhete à porta do Staff Room a dizer que precisávamos de escova e pasta dos dentes, roupa adequada para o tempo, botas de caminhar e um disfarce, assim como a indicação de aparecer às 8, para o Thought for the Day. Hmmm, mais uma meia hora para dormir, pensei eu. Pois isso. A meio do meu sono, acordo sobressaltada com alguém a bater à minha porta. Wake up, Joana! (Hmmm, estava a dormir tão bem!) It's D-day!! (Será que estou atrasada? Mas esta é a voz do Tom e não do Tim!) Jooooaaaaanaaaaa! (Bolas, é melhor ver o que é que se passa!) Good morning! Could you get ready and be at the centre in 15 minutes!? Yeah, sure. (Mas que raio?!)

Daí a 15 minutos, estava no centro, com tudo o que precisava. Dividiram-nos em quatro grupos, de acordo com os quatro elementos naturais (terra, fogo, ar e água). Nós éramos o Ar e tínhamos que nos disfarçar com as cores do ar. Fácil, não?

Lavámos os dentes em grupo: cada um tinha que lavar os dentes da pessoa à sua esquerda! De seguida, caminhámos até à estação de comboios, onde tomámos o pequeno-almoço mesmo ao lado da linha do comboio e à chuva.

Assim que acabámos, deram-nos um jogo de cidade que envolvia seguir pistas e conhecer os pontos mais importantes da vila de Kandersteg: a mercearia, o banco, o centro alpino, a escola, o médico, o centro turístico, e por aí fora.

Também tínhamos uma photo challenge, para meu deleite, que envolvia tirar fotografias a coisas como a bebida favorita do Mikey

um ex-elemento do Staff que trabalha no posto de turismo, a ser beijado

o peito peludo do Tom, o rabo do Tim, as tetas de uma vaca, fotos em grupo, coisas relacionadas com o nosso elemento, fotos de pernas para o ar (esquecemo-nos! não nos perdoo!) e outras maravilhas que fizeram o meu dia, como devem calcular!

Pintámos as caras com as cores das bandeiras dos nossos países, o que deu uma mistura muito colorida de gente doida a correr pela vila. Fez as delícias dos habitantes, que se fartaram de nos perguntar o que andávamos a fazer, de onde éramos e de nos tirar fotografias!

A partir de cartões, construímos veículos que transportassem o nosso grupo inteiro através do nosso elemento. Aqui estamos nós, no nosso avião que se transformou em nave espacial, OVNI e finalmente despenhou-se em ficou em pedacinhos de cartão que transportámos debaixo do braço.

Mas ainda conseguimos chegar ao consultório do médico.

E fizemos amizade com os trabalhadores das obras nas estradas.

Depois decidi que se o vento fizesse esvoaçar a minha saia, seria uma boa foto relacionada com o nosso elemento.
Apanhámos o teleférico até Oeschinensee e andámos nos tobogans que deslizam em tubos de metal e ganham uma velocidade incrível! Não faço a menor ideia como é que isso se chama em português, mas eu só queria andar uma e outra e outra vez, como a canalha.

Descemos até à lagoa, onde fizémos joguinhos. E onde as equipas se agarraram às suas mascotes, pois a meio do dia os organizadores decidiram que quem tivesse mais mascotes no final do dia ganhava!

Aqui está o Guillermo agarrado ao cantil de água e a Tine com a sua ovelhinha. Foram tão esmifras que no final ganharam o prémio das mascotes, claro.

Mas cá para mim, não existe melhor mascote do que a Willow, que está cada vez maior, e que se divertiu mais do que qualquer um.

Tirámos uma foto em grupo, com os organizadores (de cor-de-rosa), os novos STS e os poucos LTS que nunca tinham participado em nenhum d-day.

Chegado o fim do dia, lá descemos a pé até à vila de Kandersteg.

Antes de descermos, cada equipa recebeu 100 francos para comprar ingredientes para cozinhar para o seu grupo e mais 5 dos LTS que ficaram no centro a trabalhar. Foi quase unânime que a refeição seria portuguesa e a sobremesa internacional, por isso lá fizemos panados com arroz de tomate e uma tarte de chocolate com morangos para 12 pessoas. Hmm, que repasto.

No final de jantar, reunimo-nos para a distribuição dos prémios. Para minha grande surpresa, ganhámos o prémio do veículo que, apesar de se ter despenhado, tinha asas e hélices. E para minha maior surpresa, ganhámos o prémio da photo challenge, mesmo tendo-nos esquecido de completar alguns dos itens!

E assim chegou ao fim o d-day. D-day de descoberta, em que nos descobrimos uns aos outros e ao sítio onde agora vivemos. Para tornar o final de dia perfeito, o Burke (o dono do pub) fazia anos e deu uma cerveja grátis a toda a gente e as vaquinhas tilintaram o seu caminho pela estrada fora, a reluzir na chuva de um dia bem passado e bem terminado.

1 comentário: