sábado, 20 de junho de 2009

the cheesery hike

Para manter a tradição das caminhadas nos dias de folga, no último Domingo subimos até à queijaria. O Zvo veio até cá acima, juntámo-nos à Katherine (que trabalha no Programa e precisa de praticar esta caminhada, pois tem que a guiar) e ao Alex, a Helga e a India e fizemos uma das caminhadas que o nosso programa oferece, com guia.

Começámos por subir pelos campos de pasto verdejantes, e entranhados no meio das montanhas.

Entrámos pelos bosques, subindo gradualmente.

Até chegar a um dos miradouros sobre a vila de Kandersteg, onde aproveitámos para tirar algumas fotos.

E continuámos andar, até chegarmos ao sopé da colina, monte ou montanha que queríamos subir. O nome pouco importa, é a encosta do lado esquerdo da foto e, a partir daí, é sempre a subir.

Atravessámos uma queda de neve, que parece ser um campo de avalanches, com um rio a rugir por baixo.

E aí começou a subida, rápida, com muitas (demasiadas) paragens para recuperar o fôlego. Aqui é que pude ver o quanto estou desabituada do ritmo das grandes subidas alpinas e do quanto a altitude ainda me afecta. 1900 metros e eu fico sem bafo.

Mas ao olhar para trás, a vista é cada vez mais espectacular. E passada uma boa hora desde o começo da subida a pique, chegámos ao rio e olhámos para cima.

A queijaria é aquela casinha minúscula mesmo lá em cima da colina. Por isso, refrescámo-nos no rio e recomeçámos a subir.

Esta foi a parte que me custou mais: quase 3h depois de saírmos de Kandersteg, num dos dias mais quentes desde que cheguei e bem passada a hora de almoço, juntando à altitude, cada passo que dava era bem custoso.

Mas valeu a pena. De repente, passámos umas árvores, olhámos para cima e lá estava ela, a queijaria.

Com um estábulo para as vaquinhas.

E o material para fazer queijo. Quando os grupos vão até lá acima, a Frau Cheese (como a gente lhe chama) faz visitas guiadas e mostra como se faz o queijo. O que quer dizer que tenho que voltar, quanto mais não seja para conquistar aquela maldita subida e comer o queijo de lá de cima.

E depois de uma pausa para descansar e recuperar as forças, voltámos a descer.

Ainda não sei como é que a Frau Cheese vai até à vila e volta a casa quando tem que o fazer. Pensando bem, nem sei se ela vive lá. Mas eu é que não gostava de ter que andar aquilo tudo para ir trabalhar!

Por ordem: o Zvo, a Helga (SE), India (UK), Katherine (IE) e o Alex (UK).

E lá fomos nós pelo monte abaixo, de novo até à vila, que se pode ver lá no fundo.

Ora cá estou eu, toda partida e cheia de calor. Demorámos uma hora a descer aquilo que demorou 3h a subir. No fim, só mesmo comer e ver um filme e ouvir a chuva que desabou sobre nós assim que chegámos ao centro.

E assim se passou mais um dia de folga.

4 comentários:

  1. Minha querida sobrinha, que momentos fantásticos estás a viver!!! Adorei as fotos, principalmente aquelas em que tu estás. Rezo para que tudo na vida seja vivido com essa alegria e disponibilidade. Tu mereces, és uma miúda especial!!!:);:);:);:);:)(João, Di, Fran, Tio e Tia)Bjs e muitas saudades (q mais ninguém senão os portugueses sabe o q são)

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Joaninha,já estava cheia de saudades de te ver e ter notícias tuas.Gostei muito das fantásticas fotos e da vossa caracterizaçao,assim como de vos ver felizes (tu e o Zebó) estão muito queridos.beijinhos para vós e que Deus vos abençôe e faça sempre muito felizes.Bjocas cheias de saudades...sempre vens ao casamento da Nina?

    ResponderEliminar
  3. Olá avozinha :)
    Também tenho saudades tuas! Sim, vou ao casamento da Nina, o que quer dizer que daqui a menos de duas semanas aterro aí durante três dias! Não sei se estou preparada para o Verão, pois aqui temos tido tempo de Inverno: chuva e temperaturas entre os 3 e 15º!

    ResponderEliminar
  4. bota 34º na tua preparação para o verão
    fogo
    se só as fotos tiram o fôlego...:D

    ResponderEliminar