sexta-feira, 22 de maio de 2009

a minha cozinha

A pedido de várias famílias, aqui vai uma apresentação da minha vida de cozinheira. Todas as manhãs, a equipa de cozinha levanta-se 15 minutos mais cedo do que toda a gente para preparar o pequeno-almoço. Depois do pequeno-almoço e do Thought for the Day (TFTD), começa o busílis na cozinha.

Cortamos queijo e carnes frias para o pequeno-almoço do dia seguinte, preparamos as travessas, fazemos a limpezas estabelecidas para esse dia, lavamos as máquinas do café, preparamos o coffee break e finalmente começamos a preparar o almoço.

Dar de comer a esta gente é coisa séria. Já viram o tamanho destas panelas?

E o frigorífico (um deles)? É menino para ser maior do que o meu quarto de Braga! Este é o principal, temos outro ligeiramente mais pequeno e vários quase normais. Limpar o de cima é um martírio (fiz isso anteontem), mas do congelador é que eu tenho MESMO medo.

Temos uma lista de tarefas que temos que cumprir todos os dias e outras que são apenas semanais.

Hoje calhou-me a limpeza das prateleiras das travessas. Uma maravilha: acertar com a cabeça em todos os cantos possíveis e esquecer-me de suster a respiração ao esfregar lá no fundo e apanhar uma moca com produto desinfectante sempre foi o meu sonho.

Mas ficaram jeitosas, não ficaram? Até brilham! (Seja quem for que se atrever a insinuar que eu faça o mesmo em sua casa, candidata-se a levar com uma destas travessas na cabeça, ok?!)

E aqui está o nosso armazém, meio triste e vazio de momento, mas prontinho a receber provisões para a época alta.

E aqui é o escritório, onde se tomam decisões importantes, tais como o menu do dia, as encomendas e toda a burocracia que possa estar associada a comida. Ainda bem que são o Tim e a Eliane que tratam disso!

Estes coreanos...! Este (Sang-Ho) não era assim tão atrevido nos primeiros dias! E daí, eu também perdia chaves (3 vezes ao dia, até!), acordava tarde e resmungava para arrumar a cozinha... a lavagem cerebral deve vir com as t-shirts cor-de-rosa, só pode!

Pesar a massa para 40 pessoas. 100 gr para o staff, 80 gr para os hóspedes e 15o gr para a Dutch Work Party. Parêntesis: o KISC recebe Work Parties de vários sítios, que vêm em equipas trabalhar durante um certo período, a troco de alojamento e alimentação. Mas estes holandeses saem-nos bem caros, bolas!

Isto é o que acontece quando põem uma desastrada como eu a manusear sacos de 5kg de massa.

Cá está, yours truly. A fazer umas festinhas no molho de tomate.

Uma mega encenação de Joui e Robert (Canadá), com excelentíssima senhora colher de pau gigante. Que eu adoro, claro.

Até escoar a massa é uma aventura! Ah, e este é que é o famoso Tim.

O New Main Hall (salão de refeições) já depois de toda a gente ter comido. Hoje foi um dia (muito) calmo, por isso é que pude tirar tantas fotografias. Mas isto não vai durar, não, não, que todos os dias chegam cada vez mais hóspedes.

E a famosa máquina de lavar a loiça. A verdadeira linha de montagem. Loiça nas caixas, borrifar com água para retirar restos de comida, meter na máquina, lavar, tirar da máquina, arrumar. É claro que me molho toda com a mangueira-chuveiro, têm dúvidas?

E, por fim, a espreitar pela janela por cima do lava-loiças, a bandeira da nação.

Está apresentada a minha cozinha. Melhor do que isto, só vindo cá visitá-la! E agora, vou apanhar a roupa que pus a secar, ler um bocadinho e voltar para a minha cozinha para fazer um bolo de banana para o jantar. Com a Josephine, que não está em nenhuma destas fotografias, acabei de reparar!

9 comentários:

  1. Davas uma boa empregada mas o problema é que eu não tenho um frigorífico desse tamanho

    ResponderEliminar
  2. é, é
    quando fores cozinhar na MINHA casa, depois conversamos, tá?

    seu catraio de uma figa!! :D

    ResponderEliminar
  3. Q cozinha espectacular e bem organizada! Cmo é q te entendes c tanta organização? Ainda n tiveste nenhuma manif alergica?
    Agora o cromo foi tomar banho, n pode escrever mais, porque tem que ir p a velada de armas.
    P a semana mandamos-te 1 carta c fotos da promessa!!!Bjs

    ResponderEliminar
  4. À hora do jantar:
    - "Rita anda comer!"
    - "Já vou .."

    (e nisto passam-se minutos e eu sempre no blog da Joana, não faço outra coisa.. )

    Depois, nao me apetecia comer a sopa e o pai como é muito esperto (net-> Rita; Rita -> net)
    -"Se não comeres a sopa não há internet"
    (como se faz com os pequeninos) E a Rita lá comeu a sopa com grande vontade para ir continuar a ver o blog da Joana.
    Estou sempre a ver o mesmo e ainda nao me cansei!
    Hoje fiquei a tarde toda em casa e praticamente a unica coisa que fiz (sem ser, ver televisao) foi ver o teu blog por isso já me considero uma leitora assidua, neste momento ( :
    Isto fascina-me e ainda por cima agora que se aproxima a época de exames e a unica coisa que se faz é estudar, so me aptece "voar a grande altitude".
    Estás me a deixar saudades e com grande apetite a esse sitio, que segundo a tua descrição é maravilhoso!

    Vou ter mesmo de ir aí .. :D
    GRANDES beijinhos,
    Rita (:

    ResponderEliminar
  5. Tens de me dar o teu email do Gmail porqe eu tambem tenho e assim da para falarmos por lá!
    (:

    ResponderEliminar
  6. ó minha querida maninha :D
    joanamaria.osorio[arroba]gmail.com

    ResponderEliminar
  7. não te percas nesse cozinhão...nem caias ao cldeirão....cuidado com o frígorífico GRANDE não te feches lá dentro...bons cozinhados.. e vê se comes em condições, pois parece-me que estás mais magrinha..bjocas .vó

    ResponderEliminar
  8. o frigorífico e o congelador dão para abrir por dentro! foi a primeira coisa que procurei quando os vi, está-se mesmo a ver que eu ia ficar lá fechada!

    :D

    ResponderEliminar
  9. Minha menina, a próxima vez que fores para minha casa, tens os armários e prateleiras à tua responsabilidade! Só porque sei que ainda vais ter que treinar mais algumas vezes;-)
    Ah... e vê se aprendes a fazer bolo do caco, espada com banana e picadinho, pois não te levo mais a jantar fora:-)
    Beijocas,
    Tia João

    ResponderEliminar